Facebook Like Box

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Igreja de Santa Luzia à beira-mar

PRAIA-DE-SANTA-LUZIA

Foto publicada em 1933 (mas é uma foto do início do século 20, pelas duas torres. Nas fotos do suíço Leuzinger de 1865, a igreja tem apenas uma torre) numa grande matéria sobre a Igreja de Santa Luzia, fundada à beira mar, no que ficou conhecida como Paria de Santa Luzia. Se vc for ao centro do Rio vai encontrar a Igreja exatamente no mesmo lugar só que defronte ao prédio da Academia Brasileira de letra e o mar, afastado a centenas de metros. Note que nesta após a igreja, o que vemos como mar, é a área da Av Pres Antônio Carlos até o Morro de Santa Tereza passando pelo que hoje é a Rua México e Cinelândia.

Somos ensinados na escola da construção da cidade a partir da Praia Vermelha, mas em 1592, a igreja foi erguida ali, pela primeira vez. Fernão de Magalhães denominava a região de Baía de Santa Luzia, nome que ainda vigorava em 1752 quando ela foi reconstruída. Essa Igreja estava intimamente ligada com a Santa Casa da Misericórdia, também ainda existente, bem próxima, também edificada à beira mar.

1933-Igreja-de-SANTA-LUZIA

A segunda foto, mostra como estava a Igreja de Santa Luzia em 1933 e um pouco do que havia a sua volta. O carioca não dá o mínimo valor às suas construções com centenas de anos de idade, preferindo se encantar com as que existem no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário