Facebook Like Box

domingo, 28 de setembro de 2014

1916 Splendid Hotel e Hotel Central na Praia do Flamengo

Na primeira semana de novembro a Praia do Flamengo recebeu dois hotéis espetaculares. O primeiro foi o novo Hotel Central com seus imponentes cinco andares, cúpula e terraço, considerado então um dos mais importantes hotéis da capital e o luxuoso Splendid Hotel, totalmente esquecido, com apenas dois andares e uma arquitetura das mais interessantes.

"Com a denominação de Splendid Hotel foi ontem inaugurado nesta capital, um dos melhores estabelecimentos que conhecemos. Dos melhores pelo luxo, pela ornamentação, pela excelência da cozinha e, muito principalmente, pela inteligente direção do sr Bento Porto e Exma senhora. O Splendid Hotel é de propriedade do Sr. Frederico Bokel que, aos seus amigos, para comemorar a inauguração de mais um brilhante atestado de sua atividade sem par, ofereceu, ontem (seria dia 10 de novembro), laudo almoço nos salões de honra de seu estabelecimento. Este fica situado na praia do Flamengo, onde funcionou o Hotel Central." publicado em Careta de 11/nov/1916.

antigo hotel central praia do flamengo

O prédio do Splendid, foi o prédio do Hotel Central antigo (acima, foto do "foi um RIO que passou"), mas parece que ambos foram inaugurados no mesmo dia. Ao abrir o Central novo, abriu-se também o Splendid que ficava na Praia do Flamengo números 202 a 208, com diárias de 10$000 por pessoa. Seu anúncio diz que o acesso é fácil pelos "Bonds da linha Praia Vermelha e Humaitá, via Flamengo". A numeração atual não faz muito sentido e pela foto, parece que era na esquina a rua Almirante Tamandaré, portanto, bem defronte à faixa de areia da praia. Segundo o Blog "foi um RIO que passou" do grande Andre Decourt (matéria publicada em 2006), o Hotel Central original (tem foto lá), foi estabelecido após uma reforma do "Balneário High Life" que existia desde o final do século 19.

Mas isso não está correto. O que denominamos "Balneário High Life" chamava-se "High Life estabelecimento de banhos de mar na extremidade da rua Barão do Flamengo A 2. Este estabelecimento é um dos melhores montados; tem 124 quartos e aposentos para famílias de boa sociedade, trapézio para ginástica e terraço sobre o mar para recreio." Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro edição 1892, com dados de 1891. Portanto sua demolição deu lugar ao Hotel Central novo de 1916, e provavelmente aconteceu em 1915, de fato. Ainda não encontrei foto deste High Life antigo, nem consegui descobrir o que havia antes lá na praia do Flamengo 202-208.

Assim a informação do livro "A História das Ruas do Rio" afirmando que este prédio da foto (o Hotel Central antigo e Splendid) foi demolido em 1915 está errada. Certamente o mesmo hotel em dois endereços próximos e já demolidos quando os livros foram escritos, confundiu a todos.

Acima a foto da mesma edição da Careta, mostrando a Hotel Central novo quando foi inaugurado na Praia do Flamengo esquina com Barão do Flamengo. Ao fundo à direita podemos ver os quatro telhados em ponta do Splendid Hotel na esquina da rua Almirante Tamandaré.

A confusão é maior ainda quanto a denominação "high life". Entre 1891 e 1920 encontramos as seguintes empresas com este registro: High Life do Meyer a rua Goyás 20 (café e bilhares 1893); Teatro High Life; Café Dançante High Life; High Life Bilhares à rua Sete de Setembro 146; Alfaiataria High Life à rua Nova do Ouvidor 32; Bar High Life de Todos os Santos a rua dr. Archias Cordeiro 450; High Life Bar à Praia de Botafogo 516; Salão High Life (cabeleireiro e café) à rua Halfeld 12; High Life Club à rua do Sacramento 1 sobrado; High Life Club Centro Elegante à rua Santo Amaro 28; Hotel High Life à rua do Lavradio 61 parece que faliu em junho de 1893. Tá aí um bom pano para manga para pesquisa histórica. E vamos aparando algumas arestas.

2 comentários:

  1. Esta terceira foto é uma preciosidade. À esquerda, uma parte do prédio do High Life, no meio o Hotel Central, e à direita as torres do Splendid, que foi o Hotel Central antigo!

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso este conhecimento do rio antigo que devíamos cultivar. encontrei o menu de 1938 em que meus tios comemoravam 10 anos de casados, com um jantar neste hotel. pelo que sempre ouvi, era um edifício e näo uma casa... infelizmente eles já näo estäo aqui para ver as fotos e confirmar!!

    ResponderExcluir